quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Brasil promove candidatura a sede da OMC na América

 


Luis Angel Reglero


Madri, 30 de novembro (EFE) .- O Brasil está promovendo sua candidatura para sediar aquela que seria a primeira sede na América da Organização Mundial do Turismo (OMT), na 24ª assembléia que este órgão realiza em Madri.

O país sul-americano confia em receber o apoio dos demais integrantes da entidade, garantiu nesta terça-feira o ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado, à Efe.

Um dos argumentos do Brasil é o seu compromisso com o turismo sustentável, já que em 2019 foi o primeiro país da América a ter um selo que credencia esse tipo de oferta, frisou o ministro, que participa do encontro que acontece desta terça-feira até dezembro próximo 3 acolhe Madrid, onde esta organização tem a sua sede mundial.

“Todos os países sabem da importância do Brasil para o turismo sustentável”, ressaltou.

Os 84% ​​da Amazônia que correspondem ao Brasil e 66% de todo o território brasileiro estão tão bem preservados como "quando Cristo veio ao mundo", disse Machado.

“O turismo é a forma de preservar a Amazônia e grande parte dela está no Brasil”, acrescentou, lembrando que “a forma de evitar o desmatamento é promover o turismo sustentável”.

O desmatamento é uma das principais ameaças ao que é considerado o pulmão do planeta, a maior floresta tropical do mundo, da qual o Brasil responde por 60% dos seus mais de cinco milhões de quilômetros quadrados.

“No Brasil, o que você quiser, nós temos”, comentou ao destacar que é o país com “a maior biodiversidade do mundo”, com ecossistemas como a chamada Amazônia Azul, com cerca de 8.500 quilômetros de litoral e cerca de 1.200 ilhas no Atlântico, que desfrutam de águas e clima quente o ano todo.

Machado mostrou imagens que comparam muitos atrativos naturais do mundo com lugares semelhantes em seu país.

O turismo rural, equestre e gastronômico ou enológico são outros atrativos, além da fauna de uma natureza que preserva os rios de água doce "mais limpos do mundo" no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, destacou.


CONFIANÇA NA RECUPERAÇÃO DO SETOR

O portal americano TripAdvisor escolheu o Colline de France em Gramado como o melhor hotel do mundo, enquanto a premiação Condé Nast Traveller reconheceu o Uxua em Trancoso como o melhor "resort" do planeta, citando como exemplos os últimos prêmios turísticos recebidos em seu país .

“O arquiteto do universo desenhou o Brasil”, declarou, ao destacar que seu país não sofre desastres naturais ou conflitos armados, o que o torna seguro para os turistas apesar de certa imagem que vem do exterior, já que seus índices de segurança são comparável a países como a Suíça.

Ainda ciente de que não será fácil, já que os controles do covid-19 desestimulam os turistas, ele espera que o setor se recupere o mais rápido possível da crise que a pandemia representa.

O Brasil estabeleceu a isenção de visto para nacionais de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Japão, ao mesmo tempo que simplificou os procedimentos para obtê-lo em cerca de 45 minutos eletronicamente.

Em seu próprio país, o turismo interno já foi reativado e ele espera que até fevereiro próximo gere meio milhão de empregos.

O turismo interno representa cerca de 95 milhões de turistas no Brasil, um país com mais de duzentos milhões de habitantes que antes da pandemia era fonte de cerca de onze milhões de turistas no exterior, afirmou.

O ministro também se referiu à oportunidade que o Brasil representa para investir no setor, já com grandes redes hoteleiras de países como a Espanha, mas também para negócios menores como restaurantes especializados em um tipo de comida ou pousadas de charme, como muitas delas. que empreenderam espanhóis. 

Fonte EFE.








































Deputado Federal Ricardo Teobaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Joaquim Lapa oscila na margem de erro, mas se mantém liderando disputa para prefeito de Carpina, diz instituto Sensatus

  Nesta quarta-feira (1º), o Instituto Sensatus divulgou os números da segunda pesquisa realizada para prefeito de Carpina, onde mais uma ve...