sábado, 12 de junho de 2021

Morre em Brasília Marco Maciel, ex-vice-presidente da República, ícone da política pernambucana

 

Eu não poderia deixar de me expressar e de ser solidário à família do ex-vice-presidente Marco Antônio de Oliveira Maciel, um político, uma águia na arte de fazer política. Ele marcou minha carreira profissional, há muito tempo, abrindo acessos para eu entrevistar os políticos da direita, para eu ter informações do Governo do Estado, marcou época quando ele era governador, eu não me entendia por gente. Marco Maciel deixou pra mim um legado imenso, que é destacar somente a verdade em todos os meios, políticos, artísticos, familiares, etc. Tive um breve contato com ele. Ele me abriu as portas na posse dele como vice-presidente da República, para acompanhar dentro do Palácio do Planalto a transmissão de cargo de Itamar Franco para Fernando Henrique Cardoso, de quem Maciel foi vice. Foi a época de glória do país, de crescimento econômico, a chegada do Real. Mas falar de Marco Maciel é falar de grandes investimentos para Pernambuco, ele, Roberto Magalhães, Joaquim Francisco, toda a ala da direita, com pensamento meramente para os excluídos. Salgueiro, Bodocó, Ouricuri, Exu, Petrolina, Araripe, o alto Sertão do estado, bem como o estado inteiro, contou com várias campanhas pela Educação ele como ministro, governador, deputado, em toda a esfera você imagina Marco Maciel trabalhando. Era um "Pelé" da política. Ele e familiares eram vinte horas de política por dia. Dormia pouco, apenas quatro horas por dia. Nos últimos sete anos, lutou contra o Mal de Alzheimer, na sua casa em Brasília, ao lado da sua esposa dona Ana. Aqui, Pernambuco agradece o trabalho empenhado e feito pelo ex-vice-presidente da República e ex-governador Marco Maciel. Este sim você pode dizer que fez. Que Deus abençoe no plano eterno. 

Marco Antônio de Oliveira Maciel, com sua distinção de fazer política, chegava a dar sugestões a FHC. Em certo momento, FHC, dizendo que Antônio Carlos Magalhães queria mandar no governo, ele falou o seguinte, um ditado que a gente nunca esquece. Marco Maciel, com sua descrição, conseguia coisas que nem eu mesmo tinha vontade de fazer, mas com seu jeito de fazer e de conversar com as pessoas, deixou um grande legado em Pernambuco e no Brasil. Principalmente em Pernambuco, grandes nomes da política vieram da escola de Marco Maciel. Deus vai receber um grande homem um grande nome, e que todos nesse momento, é só desejar o bem, e pessoas que fizeram o bem na política. Maciel é do tempo que fazia política sem roubar.

Maciel iniciou a carreira pela ARENA, no regime militar, sendo deputado e governador nomeado entre 1979 e 1982, fazendo um excelente governo do estado. Foi um dos articuladores da redemocratização no Brasil, em 1985, um dos fundadores da Frente Liberal (ex-PFL e atual DEM), sendo ministro da Educação, Senador (1991-1994 e 2003-2010) e vice-presidente (1995-2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Joaquim Lapa oscila na margem de erro, mas se mantém liderando disputa para prefeito de Carpina, diz instituto Sensatus

  Nesta quarta-feira (1º), o Instituto Sensatus divulgou os números da segunda pesquisa realizada para prefeito de Carpina, onde mais uma ve...