terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Lula e Sergio Moro herdam votos de Jair Bolsonaro, aponta pesquisa


De acordo com o PoderData, Lula (PT) e Sergio Moro (Podemos) são os candidatos que mais herdariam votos de Jair Bolsonaro (PL) se as eleições presidenciais ocorressem neste momento. O atual presidente mantém apenas 58% do seu eleitorado de 2018 e vê adversários assumirem parcela significativa dos seus votos.

De acordo com o levantamento, Lula e Sergio moro herdaram, cada um, 12% do eleitorado de Jair Bolsonaro. Janones (Avante), João Doria (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) herdam, respectivamente, 4%, 3% e 2% dos eleitores do atual presidente.

Enquanto isso, Lula consegue manter 81% dos eleitores que votaram em Fernando Haddad no segundo turno da eleição presidencial de 2018. Depois do colega de partido, quem mais recebe votos de eleitores do petista na última eleição é Ciro Gomes (PDT): 5%.

 

Dentre quem votou em branco ou nulo em 2018, Lula é o favorito. Nesse público, o ex-presidente recebe 50% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro atrai 22%. Ciro Gomes e Sergio Moro avançam modestamente nesse público, com 8% cada.

Os números foram obtidos através do cruzamento de dados da última pesquisa PoderData, realizada entre 16 e 18 de janeiro deste ano. Nesse sentido, cruzaram-se as respostas sobre quem o eleitor votou em 2018 e a intenção de voto para a eleição de 2022.

 A pesquisa foi realizada em parceria com o Grupo Bandeiriantes, escutando três mil pessoas de 511 municípios espalhados pelas 27 unidades da Federação.

Fonte JC 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Joaquim Lapa oscila na margem de erro, mas se mantém liderando disputa para prefeito de Carpina, diz instituto Sensatus

  Nesta quarta-feira (1º), o Instituto Sensatus divulgou os números da segunda pesquisa realizada para prefeito de Carpina, onde mais uma ve...