A cidade da Vitória de Santo Antão voltou a se destacar no cenário educacional após a divulgação dos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, na última sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nos indicadores, o município deu um salto na qualidade do aprendizado nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, atingindo as metas previstas pelo MEC para a Secretaria Municipal de Educação.
Nos resultados do Ideb entre 2005 e 2009, o município subiu de 3,0 para 4,2, enquanto em 2021 chegou a 5,3 no histórico de avaliações dos anos iniciais. Já nos anos finais do ensino, no mesmo recorte de tempo, a cidade saiu de 2,4 para 3,7, enquanto no levantamento recém-divulgado subiu para 4,8. Os dados são formulados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em conjunto com as taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar.
Para o Secretário de Educação do município, Carmelo Souza, os números fazem jus ao planejamento traçado, tendo em vista que ainda em período de pandemia da Covid-19 sua pasta desenvolveu ações com ênfase na melhoria do ensino e aprendizagem. “Iniciamos a gestão ainda em momento pandêmico, mas junto com nossos profissionais da área, desenvolvemos atividades para melhorar esses indicadores. Estávamos há sete anos sem atingir as metas dos anos iniciais e há quinze sem atingir a dos anos finais. É uma conquista de expressiva importância para a cidade”, destacou Carmelo.
Blog do Magno
Nenhum comentário:
Postar um comentário