sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

MINISTROS DE LULA: sem citar ninguém, presidente já escolheu 80% dos nomes; confira os cotados


 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sua primeira entrevista aos jornalistas após cirurgia feita na garganta.

Quando perguntado sobre a composição do seu ministério, Lula afirmou ter 80% dos nomes já definidos e foi categórico em dizer que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, não fará parte do quadro.

 "Tive uma discussão com a Gleisi e disse que o PT é um partido muito grande, muito importante na montagem da governança dentro do Congresso. Eu achei que não é importante desmontar o partido porque ganhamos as eleições, ela tem um papel muito importante e tem outras pessoas que podem representá-la dignamente no governo".

Lula pediu para que ninguém "ficasse nervoso, criando expectativa" sobre os nomes:

 "Eu vou ser diplomado no dia 12. Depois que eu for diplomado, depois que eu for presidente da República reconhecido, eu começo a escolher o meu ministério. Não precisa ninguém ficar angustiado, nervoso, criando expectativa porque eu, no fundo, já tenho 80% do ministério na cabeça".

 

Quem está cotado para assumir os ministérios?

Apesar de não ter informações oficiais, nomes surgiram nesse período de transição do governo, pois nomes que já participaram de governos petistas estão presentes e outros são conhecidos do público por desempenharem papéis importantes na sociedade.

Um dos nomes é o de Fernando Haddad (PT) que, de início, tinha sido cogitado a comandar o ministério da Educação.

Esse boato logo foi descartado quando Haddad passou a ser consultado pela coordenação de transição para assuntos econômicos.

 

Porém, Pérsio Arida também surgiu como uma possível escolha, disputando com Haddad o posto de Ministro da Fazenda.

Outro ministério importante é o da Defesa. Atualmente, a pasta é comandada por militares, e, antecipada pela coluna de Lauro Jardim, do Globo, o nome escolhido seria do pernambucano José Múcio Monteiro, ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União).

Aloizio Mercadante, ex-ministro e um dos coordenadores da equipe de transição, já havia dito que o nome que ocuparia a Defesa seria de um civil, e não de um outro militar.

 

Confira outros nomes cogitados

  • Chefe do Exército: General Arruda ou Tomás Paiva
  • Saúde: Ludhmila Haijar
  • Polícia Federal: Andrei Passos

Nomes para a Saúde

  • Alexandre Padilha, médico, deputado pelo PT-SP, já foi ministro da Saúde
  • Arthur Chioro, médico e ex-ministro da Saúde
  • David Uip, ex-secretário de Saúde de São Paulo; trabalhou com Geraldo Alckmin (PSB)
  • Humberto Costa, senador e ex-ministro da Saúde
  • José Gomes Temporão, médico e ex-ministro da Saúde.
  • Margareth Dalcomo, médica pneumologista, pesquisadora da Fiocruz que ficou conhecida por conta de sua atuação na pandemia da covid-19.

Blog de Jamildo 

 

 

























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Joaquim Lapa oscila na margem de erro, mas se mantém liderando disputa para prefeito de Carpina, diz instituto Sensatus

  Nesta quarta-feira (1º), o Instituto Sensatus divulgou os números da segunda pesquisa realizada para prefeito de Carpina, onde mais uma ve...