Blog do Sérgio e Silva - doutor, qual o melhor tratamento para gastrite pra combater o Helicobacter pylori ?
Dr. Marcos Gomes - Bom dia, Sérgio, bom dia a todos, veja só: o tratamento pra gastrite é um tratamento que envolve vários aspectos. Então, nós temos a questão alimentar. Uma alimentação saudável, bem equilibrada, evitando produtos industrializados, condimentos, frituras. Temos também a questão de controlar a ansiedade, a questão emocional é muito importante. Quanto mais ansiosos estivermos, mais o estômago sofre. Temos também que controlar o uso de algumas medicações. Hoje em dia, nós não recomendamos o uso contínuo de medicamentos para a gastrite, mas nas fases agudas, nós abusamos da alimentação, passamos por ansiedade e estresse, tomamos alguns medicamentos para infecção de garganta, para o covid, por exemplo, e tudo isso faz com que o estômago fique com ferimento. Então, começamos a apresentar dor, queimor, e aí nesse período, sim, precisa de fazer dieta, tomar os medicamentos da maneira adequada, fazer a endoscopia para identificar se temos aquela bactéria Helicobacter pylori, que é responsável pelo aparecimento de úlcera no estômago, da própria gastrite, e a longo prazo, de câncer no estômago. Toda vez que nós identificamos a presença do Helicobacter pylori precisamos fazer o tratamento específico, hoje em dia nós temos o consenso brasileiro do tratamento da Helicobacter pylori que é feito durante 14 dias. Com isso, nós eliminamos a bactéria e previne o aparecimento de úlcera gástrica, de câncer gástrico relacionado à bactéria. Então é importante e fundamental todas as pessoas entenderem que o tratamento de gastrite envolve todos esses fatores. Eliminação da Helicobacter pylori, alimentação saudável e adequada, prática de atividade física, controle da ansiedade, do estresse, e o equilíbrio também no uso de medicamentos para as outras doenças também que podemos apresentar.
BSS - Um leitor nosso está perguntando: pedra na visícula precisa de operação?
MG - É, exatamente, veja só: se você tem pedra na visícula, então muitas pessoas descobrem que têm pedra na visícula quando têm a crise, então a pessoa começa a ter uma dor forte, principalmente do lado direito do abdomen. Muitas vezes apresenta também além da dor, náusea, vômito, muitas vezes, vômito verde, que é aquele vômito de bile, e a crise é muito forte. Então, todas as pessoas que tem essa crise, elas não esquecem que quando vão fazer um ultrassom identifica ali uma pedra dá logo aquela vontade: "tenho que me operar pra não ter crise de novo", porque a vesícula tem um grande problema, que ela pode estrangular, popularmente dizendo, quando a pedra sai da vesícula e vai para o colédoco e aí ocorre uma colestase, uma infecção muito acentuada. Então, todas as pessoas que apresentam crise de vesícula realmente necessitam de cirurgia. Agora, tem pessoas que descobrem que tem pedra na vesícula num ultrassom eventual, num ultrassom pra ver um problema de próstata, um problema renal e durante o exame descobriu que tem uma pedra na vesícula, mas nunca teve crise, nunca apresentou sintomas. Então essas pessoas tem que ser muito bem avaliadas. Na maioria das vezes, nós sempre indicamos também a cirurgia, uma cirurgia eletiva, não precisa ser feita de urgência, porque aquela pedra ali que não apresenta sintomas com o passar dos anos pode ocasionar uma inflamação na vesícula e principalmente quando a pessoa tiver com mais idade. E aí realmente uma crise de vesícula num paciente idoso é sempre mais preocupante. Então, realmente, todas as pessoas que têm pedra na vesícula necessitam da cirurgia.
BSS - Outro leitor perguntando aqui: estou com sangramento há uma semana... retal. Pode ser problema retal? É perigoso?
MG - Veja só, o intestino ele apresenta diversos problemas. E o mais importante que nós devemos ter cuidado é a presença de sangue nas fezes. Então, muitas vezes a pessoa vai ao banheiro, faz um esforço, aquelas fezes mais duras, ressecadas, e ocorre um sangramento pequeno. Isso até recém-nascido, crianças menores, é comum a partir de seis meses, um ano de idade algumas crianças terem já o intestino preso. E aí necessita de uma mudança alimentar, mas principalmente a partir dos 40 a 50 anos de idade, mas também acontece em jovens de 20 a 30 anos. Se a pessoa apresenta um episódio de sangramento vivo de moderada a grande intensidade, tem que ter o cuidado maior, porque? As doenças do intestino, quando vêm apresentar um sangramento intenso, então nós já temos aí provavelmente a presença de uma doença inflamatória intestinal, muitas vezes de uma lesão pré-cancerígina, enfim todo sangramento retal, todo sangue que vier junto com as fezes ele tem que ser investigado porque pode representar uma doença simples, como hemorroida, mas também pode apresentar uma lesão pré-cancerígina, e no intestino, se nós realizarmos o tratamento precoce, nós conseguimos realizar a cura desse câncer sem cirurgia. durante o exame da colonoscopia, nós identificamos o local de sangramento, se for um cólico, nós retiramos o cólico durante o exame, e a pessoa fica 100% curada do câncer. Já se pessoa não tem o cuidado de se prevenir quando tem o primeiro sangramento, isso daí vai se prolongando e aí quando vai fazer o exame já tem uma lesão avançada. Aí realmente precisa fazer cirurgia, precisa fazer radio e quimioterapia, então já muda todo o prognóstico e todo o tratamento, fica bem mais difícil.
BSS - E o telefone para marcar consulta?
MG - temos agora dois telefones: o 9 9920 2064 e o 9 9920 5991
Nenhum comentário:
Postar um comentário