A pesquisa Ipespe de fevereiro mostra Lula (PT) mantendo a distância para Jair Bolsonaro (PL) e seguindo com chances de vencer a disputa pela Presidência da República já no primeiro turno. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), seguem estagnados na intenção de votos.
No cenário amplo, considerando-se os principais pré-candidatos à Presidência da República, Lula tem 43% da intenção de voto do eleitorado. Seus adversários somam 46% e, dessa forma, considerando-se a margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o petista tem chances de levar a disputa no primeiro turno.
Chama atenção no levantamento a análise de um cenário no qual Ciro Gomes (PDT) não disputa a presidência. Nesse caso, Sergio Moro, que briga com o pedetista para ser o candidato da "terceira via", não cresceria sequer 1%.
Numa eventual retirada da candidatura do ex-governador do Ceará, Lula, Bolsonaro, João Doria (PSDB) e Simone Tebet cresceriam 1% cada, enquanto Sergio Moro permaneceria no patamar dos 8%, atingido no cenário amplo.
No segundo turno, Lula continua mantendo a liderança em diferentes cenários. Confira:
- 54% X 31% contra Bolsonaro
- 51%X 31%, contra Sergio Moro
- 50% X 24% contra Ciro Gomes
- 53% X 18% contra João Doria
Chama atenção, porém, que a distância de Sergio Moro para Jair Bolsonaro, num eventual segundo turno, diminuiu. No último levantamento, o ex-ministro ganharia do presidente por 35% a 28%, mas agora a distancia caiu e está em 32% a 30%. Dada a margem de erro, não há vencedor claro, segundo a intenção de voto medida na pesquisa.
Dentre os cinco primeiros colocados na pesquisa de intenção devoto, Lula tem a menor rejeição, com 43% do eleitorado alegando não votar no ex-presidente de maneira alguma. O ranking é liderado por Jair Bolsonaro (62%), seguido por João Doria (59%), Sergio Moro (55%) e Ciro Gomes (45%).
Por Blog de Jamildo
Deputado Federal Ricardo Teobaldo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário