Votou-se na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (11), uma proposição que dá ao município de Lagoa Dourada, no Estado de Minas Gerais, o título de Capital Nacional do Rocambole. Durante a sessão, Túlio Gadelha (REDE), defendeu a honra pernambucana ao explicar a diferença entre a iguaria sudestina para o bolo de rolo.
"Fui provocado na bancada para dizer que rocambole não é bolo de rolo. Rocambole é uma coisa, bolo de rolo é outra coisa. A única coisa em comum é o formato cilíndrico, mas existem diferenças claras na massa e no recheio. Queria deixar isso claro porque é uma ofensa aos pernambucanos", brincou Túlio Gadelha, arrancando risos dos colegas parlamentares.
A matéria em questão é o Projeto de Lei 2209/2021, de autoria do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). Aprovada na Comissão de Cultura, ela segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em tempo, a coluna Sabor da gente ensina a fazer bolo de rolo.
"A tradição desse doce em Lagoa Dourada é antiga. Segundo o livro Lagoa Dourada 300 Anos - Síntese Histórica, de Dauro Buzatti, a vitalidade da produção leiteira local sempre forneceu matéria prima para bolos, biscoitos, doces, enfim, toda uma variedade de quitandas típicas da cultura mineira", argumenta o parlamentar na proposição.
Fonte JC
Deputado Federal Ricardo Teobaldo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário