A Arquidiocese de Olinda e Recife, a Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife e a Cáritas Brasileira NE2 lançaram a ação emergencial #SOS Recife e Região Metropolitana.
A iniciativa atendeu cerca de 5.000 famílias e; mais de 36 paróquias, cerca de 25 organizações da sociedade civil foram mobilizadas, mais de 500 colchões e cobertores foram entregues e, cerca de 5 toneladas em cestas de alimentos, além de kits de higiene e limpeza, foram doados. Entre os meses de maio e junho, as fortes chuvas que atingiram Pernambuco deixaram um total de 131 pessoas mortas, mais de 128 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, e 43 municípios decretaram situação de emergência. Dentre os municípios com vítimas fatais estão Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Limoeiro, Bom Conselho, Paulista, Jaqueira e Iati.
"Como esse cenário de emergência ainda não acabou, a cooperação internacional na representação do Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, Roman Majcher, foi convidado pela Cáritas Brasileira NE2 e pela Cáritas Suíça para visitar os locais mais atingidos, ouvir as necessidades, e oferecer acolhimento e proteção às famílias nos municípios de Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes", informa a Igreja.
O financiamento visa cobrir necessidades urgentes da população afetada, como higiene, abrigo, operações de limpeza e reparações, saúde mental e proteção, bem como assistência em dinheiro. "A partir das visitas, foi realizado um mapeamento das necessidades e identificadas as lacunas no processo de apoio às populações afetadas, que resultou na elaboração da Resposta Emergencial Pernambuco: Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, um projeto com aporte de € 500.000 (quinhentos mil euros) em fundos de emergência para responder às consequências das inundações no Brasil - via consórcio Cáritas Internationalis , Cáritas Suíça, Cáritas Brasileira e, União Europeia, com execução local da Cáritas Brasileira NE2".
Fonte Blog de Jamildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário