Após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito presidente da República no dia 30 de outubro, diversas fake news começaram a se espalhar. Informações inverídicas já deram o presidente eleito como "morto" mais de três formas diferentes (infarto, AVC, pneumonia e envenamento) desde o resultado das eleições.
Depois de realmente ser internado para um procedimento na laringe, que foi bem sucedido e identificou que não havia nenhuma célula cancerígena, os boatos começaram a tomar mais força.
Em mensagem que circula desde a última semana, é relatado que todas as mentiras sobre Lula ter sido internado e morrido eram verdadeiras, mas que levaram um sósia do presidente eleito para COP27. A prova desse boato seria de que o Lula "fake" teria dez dedos, enquanto o verdadeiro só possui 9 nas mãos.
Essa teoria não faz muito sentido e não se sustenta. Mesmo uma pessoa muito semelhante a Lula seria identificada e questões como tom de voz não poderiam ser idênticas. Além disso, o sistema de clonagem do mundo ainda não chegou a realizar esse feito com sucesso em seres humanos, muito menos tão rápido.
Se o foco fosse criar um "Lula fake" para enganar a população, as pessoas teriam a mínima noção de arrancar um dedo para torná-lo mais parecido.
O vídeo usado como argumento, em que se vê Lula acenando com a mão esquerda, é de uma câmera espelhada, comum em celulares, o que inverte o lado da imagem. Com isso, percebe-se que era a mão direita do presidente eleito que era movida. Outras fake news sobre a morte de Lula já foram desvendadas e divulgadas no Blog de Jamildo.
Blog de Jamildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário